[Polêmica] Liderança se Desenvolve ou Líderes Nascem Líderes?

Quem e como será o próximo Presidente da empresa em que você trabalha? E os próximos Diretores e Gerentes? De onde virão? Qual o estilo de Liderança que eles terão?

Human resources officer install one person as team leader. Team composition, team configuration, teamwork, cooperation and team leader (CEO) concepts.

Apesar das dificuldades econômicas e políticas que estamos enfrentando atualmente e com tantas mudanças em andamento em todo o mundo, nunca tivemos tantas oportunidades de fazer negócios, reinventar modelos e de trilhar novos caminhos.

Nossos horizontes vem se abrindo cada vez mais, nossas barreiras de entrada nos negócios no que se refere a dinheiro e sistemas praticamente desapareceram. Tecnologia, sistemas e acesso ao capital são adversidades praticamente resolvidas.

Agora temos outro grande desafio a enfrentar pela frente, que é a gestão das Pessoas.

Arrisco a dizer que seria um sonho para Executivos ou Empresários poderem “comprar” numa prateleira, um bom processo de gerir Pessoas, de aproveitar ao máximo suas competências e de conseguir o melhor resultado possível, através da motivação e comprometimento.

Na verdade, o que se busca é uma forma de se conseguir real comprometimento das Pessoas, o que é um sonho possível.

Há pouco tempo foi divulgada uma pesquisa realizada pela Burson-Marsteller, entre 650 executivos no mundo, em que 10% eram da América Latina, em que o objetivo era entender “Porque não ser CEO (Chief Executive Officer)?” e “Porque gostaria de ser CEO?”.

“Porque Não Ser CEO?” e “Porque Gostaria de Ser CEO?”

images (2)

Entre as oito respostas mais frequentes à pergunta “Porque não ser CEO?”, os entrevistados posicionam a dificuldade de atrair e reter talentos. Já entre as respostas a “Porque gostaria de ser CEO?” destaca-se a possibilidade de desenvolver novos Lideres.

Ou seja, as próprias perguntas antagônicas dão as respostas: Para atrair e reter talentos é vital desenvolvermos novas lideranças.

Nunca se investiu tanto, nunca se falou tanto em desenvolvimento de Lideres. Agora, depois de ter passado por tudo o mais, essa é a estratégia prioritária para que as empresas possam continuar perseguindo seus objetivos.

Daqui pra frente a diferença, cada vez mais, se dará através das  Pessoas. O momento é realmente oportuno, porque não se trata mais de um chavão sobre “a importância das Pessoas, aplicada ao processo de desenvolvimento…”.  Ao contrário. Os executivos estão conscientes desta realidade. Sabem do que precisam:

Imagine Ter ou Ser um Líder…

…que sabe exatamente aonde quer chegar e trabalha bem com a equipe para que todos deem o melhor de si para atingir os objetivos;

…que conhece as metas, ambições e valores de cada um de sua equipe;

…que identifica, apoia e é cúmplice de seu liderado no desenvolvimento de suas competências, pois sem isso continuará com muitas dificuldades no cumprimento dos planejamentos estratégicos;

…que realmente ouve com empatia;

…que encara as adversidades como oportunidades, dedicando-se a descobrir o que está errado e não de quem é a culpa;

…que enxerga o erro como feedback do sistema e não como um fracasso;

…que é um professor ao invés de um feitor;

…que faz com que cada um se responsabilize para ser e fazer não menos que o melhor que pode;

…que o exercício do autoritarismo não está em sua pauta, porque sabe que isto não é o verdadeiro poder;

…que comemora e reconhece não somente os resultados, mas os progressos individuais e da equipe;

…que sabe a quem delegar e a quem “pegar na mão”;

…que mostra e dá significância às Pessoas, que as faz verem sua importância no processo;

…que a cada adversidade encarada controla o stress e foca em encontrar uma solução criativa;

…que mantém a equipe todo o tempo na zona de aprendizagem, crescendo, evoluindo;

…que está equipado para “encarar” as inevitáveis mudanças;

…que entende que fazer tudo isso é sim seu verdadeiro papel como Gestor, e… que tem tempo! Tempo para se dedicar à expansão dos negócios e não somente a se envolver na problemática do dia-a-dia.

O que acontece e é normal, é que ainda não está claro para muitos a forma de como conseguir isso, de como desenvolver estes Lideres. Até mesmo a dúvida em relação à possibilidade de se desenvolver a competência Liderança ainda é grande. Em um de seus livros, Kouzes e Posner passaram a responder à pergunta “Lideres nascem Lideres?” com a seguinte afirmação: “Sim, todos nascem Lideres. Nunca conhecemos um Líder que não tenha nascido. O mesmo acontece com todos os Contadores, Artistas, atletas, Pais, Biólogos, etc. Todos nós nascemos. Cabe a nós decidir o que fazer da nossa vida antes de morrer”.

Desenvolvendo Lideresmaestro

Se você deseja transformar-se num Líder cada vez melhor, existem diversas ferramentas e modelos que podem apoiá-lo nesta jornada. Em meu livro digital O Sucesso Exige Mais: Alta performance em Liderança apresento farto material para apoiá-lo neste desafio e tornar-se um líder ainda melhor preparado:

  • Para desenvolver sua criatividade existem muitos modelos para lhe despertar o que e como fazer para utilizar melhor esta capacidade que na verdade você já possui;
  • Também existem formas de saber mais sobre seu estilo de liderança, se ele é condizente com sua realidade onde trabalha, com sua equipe atual e o que fazer para adaptá-lo se for necessário;
  • Como aproveitar melhor o potencial da equipe e fazer com que se comprometa verdadeiramente;
  • Se você quer melhorar sua capacidade de dar feedback, eu criei um modelo para isso;
  • Também já é conhecido como delegar de forma a que possa ter mais tempo para lidar com a expansão de seu negócio e ao mesmo tempo desenvolver sua equipe;
  • Estabelecer metas para você e para sua equipe, metas relevantes, que possam ser atingidas e que facilitem que a equipe as atinja;
  • Como organizar-se para trabalhar com elevados padrões de performance e entregar o seu melhor;
  • O melhor modelo para definitivamente fazer com que você resolva sua dificuldade de ouvir foi criado na década de 1940 e poucos a dominam;
  • Para controlar-se a si mesmo e também situações externas em momentos de stress, de forma a tomar decisões racionais? Também é possível você desenvolver-se nesta habilidade;
  • Como conduzir uma entrevista com um candidato e ao final saber, de forma racional, se ele possui realmente as competências que precisa. Com a ferramenta certa, você identificará o nível da capacidade dele em, por exemplo, iniciativa, negociação, liderança, organização, etc.;
  • Motivar é o que mais gera polêmica. Ninguém tem o poder real de motivar outra pessoa, mas você pode dominar a arte de saber como fazer com cada um de sua equipe para ativar o desejo de motivar-se para fazer mais e melhor;
  • Definitivamente, quando ser mais democrático ou autoritário com a equipe? Sabendo como se comportar em cada situação facilita em muito a maneira de tratar cada um. E também contamos com formas de fazer isso na prática, utilizando-se de ferramentas testadas e comprovadas.

Eu poderia me estender nesta lista por muito mais linhas, mas nem você aguentaria ler tantos exemplos. A questão é que é claro que é possível você se transformar no Líder que você sonha, que deseja ardentemente e que poderia fazer resultados ainda mais surpreendentes.

Mas pra isso será necessário que você identifique quais os comportamentos que você considera que devem ser melhorados e debruçar a aprender o que já existe de ferramental de gestão e liderança de pessoas e praticar esta habilidade, repetidamente, até que vire um hábito em seu dia a dia.

Eu sei que você provavelmente foi “alçado” a esta função de líder sem nem mesmo ter estudado este assunto e que você vem fazendo da sua maneira e que vem conseguindo “se virar”. Mas só você sabe o preço que está pagando por isso.

As boas notícias são: o ambiente está propício, as empresas estão realmente abertas e necessitadas e as ferramentas para o preparo dos Lideres já estão à disposição e que, cada vez mais, “cai por terra” o paradigma de que Liderança é nata. Muitas destas ferramentas entrego de forma prática e objetiva em meu livro O Sucesso Exige Mais: Alta Performance em Liderança.

Liderança se desenvolve, se expande e é sem dúvida um dos maiores desafios que temos pela frente na gestão dos negócios.

Deixe sua pergunta, me diga sua sugestão sobre o conteúdo que mais te interessa sobre desenvolvimento de liderança.

 

Conte comigo. Um Grande Abraço

 

 

Sobre PAULO ROBERTO DE SOUZA

"Master Coach Executivo. Autor do livro “A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências. Trainer em desenvolvimento pessoal e Formador de Coaches. Fundador da You Can Be Coaching e Gestão Corporativa em 1992."