Como Evitar as Fraudes na Sua Empresa

Neste cenário de alta competição e crise econômica, que tal aumentar o lucro líquido de sua empresa entre 2% e 20%  sem fazer esforço de vendas, apenas atentando para seus processos internos?

Pois bem, as perdas com corrupção ou fraudes são calculadas nesta faixa de% do faturamento bruto das empresas, conforme pesquisa realizada pela KPMG. Este percentual cresce quando se trata de pequenas e médias empresas ou onde os processos e procedimentos não são tão bem definidos, dando oportunidade para ações mal intencionadas.

Download eBook Como Evitar as Fraudes Na Sua Empresa

ebook Henrique

Estamos presenciando uma enxurrada de denúncias de corrupção envolvendo o Governo, empresas estatais e privadas,  que passavam despercebidas dos gestores em função da elevada inflação que fazia parte da cultura brasileira.

Com a estabilização econômica estes desvios se tornaram visíveis e suas perdas atingiram um patamar insuportável de serem absorvidas pelas empresas.

Mas a corrupção não ocorre apenas neste cenário que envolve a política. Esta  pesquisa, com mais de

1.000 empresas principalmente do setor industrial aponta:

# que 70% das companhias já sofreram algum tipo de fraude nos dois anos anteriores;

# 61% das irregularidades foram cometidas por funcionários. Na maioria por homens de 26 a 40 anos de idade.

# as principais irregularidades apontadas foram falsificação de cheques e documentos (29%), roubo de ativos (25%), notas fiscais frias (14%) e contas de despesas indevidas (viagem, refeição, hospedagem).

Além disso, o estudo mostra que somente 25% das fraudes foram descobertas pelos controles internos das empresas.

A Vontade e a Oportunidade

Para que qualquer tipo de crime seja facilitado, é necessário que  se apresentem dois fatores: a vontade e a oportunidade. A vontade é do criminoso e a oportunidade quem dá é a vítima.

Os diversos estudos sobre comportamento criminal concluem que,  a princípio, todas as pessoas estão sujeitas a cometerem uma fraude ou irregularidade se forem motivadas de alguma maneira e o ambiente for propício a isto.

Os resultados de estudos realizados são no mínimo assustadores e devem deixar qualquer Líder atento. A ideia é analisar cada um dos resultados para que se possa refletir sobre as ações que podem ser tomadas em sua empresa. Aqui vou explorar algumas possibilidades, sem a intenção de esgotá-las, mesmo porque cada organização tem suas particularidades e culturas próprias.

Algumas destas sugestões me foram dadas pelos participantes do grupo que mantenho no Linkedin e no Facebook, chamado “Ferramentas Práticas de Liderança”, aos quais agradeço imensamente.

Aproveito para convidá-lo para juntar-se a nós neste grupo que tem o objetivo de difundir e trocar experiências práticas sobre gestão e pessoas e liderança.

Neste eBook você poderá aprofundar nos seguintes temas:

# Razões para aumento de atos fraudulentos

# O que possibilitou a ocorrência das fraudes

# Formas de se descobrir ou constatar a fraude

# Práticas em Gestão de Pessoas e Processos

 

Download eBook

Deixe seus comentários e sugestões, um grande abraço.

 

Sobre PAULO ROBERTO DE SOUZA

"Master Coach Executivo. Autor do livro “A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências. Trainer em desenvolvimento pessoal e Formador de Coaches. Fundador da You Can Be Coaching e Gestão Corporativa em 1992."