Como Obter Reciprocidade de Sua Equipe

Neste artigo quero abordar como obter mais reciprocidade e comprometimento de sua equipe.

Uma das questões que mais ocupa a mente dos lideres é descobrir como demandar atividades e mais resultados da equipe, de forma a ser entendido e que gerem maior conexão e comprometimento com o que é preciso ser realizado. E mais, em meio a tantas demandas!

Mas talvez, mais importante do que preocupar-se com a forma de demandar, da maneira de “pedir” algo, seja refletir sobre o seu papel de Líder enquanto apoiador para que os objetivos sejam alcançados.

Me refiro ao que o Líder deve fazer, para gerar possibilidades reais das atividades e objetivos serem alcançáveis. Pra isso é fundamental o entendimento do que é necessário ser empreendido para que a equipe produza em alta performance.

Certa vez atendi a um cliente, uma grande fabricante e montadora de automóveis no Brasil. Eles reclamavam que os Vendedores não ofereciam o Test-Drive aos clientes e me pediram que desse atenção a isso.

Acontece que as concessionarias não contavam com todos os modelos para fazer Test Drive. E quando tinham, os carros eram utilizados para levar clientes em casa ou estavam sujos e sem combustível no fundo da loja.

Ou seja, a equipe não tinha condições para praticar o que era solicitado.

Antes de demandar e até mesmo exigir que algo seja feito, é preciso colocar-se à disposição da equipe, percebendo as necessidades que precisam ser sanadas, como equipamentos, treinamento, revisão de processos ou comunicações internas.

Essas preocupações e ações equiparão sua equipe para poderem dedicar-se e obterem os resultados acima da média, como se é esperado cada vez mais nas organizações.

Então, antes de passar uma nova demanda à equipe, de assumir um novo desafio em seu departamento ou empresa, pergunte-se como Líder, o que é preciso fazer para servir seu time de condições e de um ambiente propício para que possam cumprir com o que lhes é solicitado.

Quando as pessoas presenciam este “esforço” do Líder, elas ficam mais interessadas e abertas a se dedicarem ainda mais em seus trabalhos. Esse é o princípio da reciprocidade, em que uma equipe, recebendo a atenção e suporte necessários para realizarem suas tarefas, sente-se na “obrigação” de ser recíproca em comprometer-se a dar seu melhor.

Um desafio: pense em um projeto que neste momento você está tocando com sua equipe ou uma tarefa que não está sendo conduzida como você gostaria. Avalie se você realmente está dando as condições ideais e possíveis para que cumpra tal desafio.

Você pode estar pensando que você também não tem condições ideais para trabalhar. Mas veja bem, esse é o papel do Líder e não do liderado.

O Sucesso Exige Mais!

Grande abraço!

Sobre PAULO ROBERTO DE SOUZA

"Master Coach Executivo. Autor do livro “A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências. Trainer em desenvolvimento pessoal e Formador de Coaches. Fundador da You Can Be Coaching e Gestão Corporativa em 1992."