Aonde Suas Metas Vão Te Levar?

Você pode estar num momento em sua vida em que se questiona sobre o cumprimento de suas metas. E mais que isso, se o que está realizando está sendo realmente significativo para você e também para outras pessoas.

Este vídeo tem a finalidade de provocar esta reflexão em você e também de estimulá-lo a estabelecer uma estratégia pessoal, de forma que perceba com clareza o foco que está dando e que quer dar em sua vida.

Sempre fui viciado em fazer metas em minha vida. Aos 19 anos preparei uma lista com objetivos que queria realizar até completar meus 30 anos de idade. Confesso que eram metas mais voltadas para ter do que para o ser, mas é o que eu entendia na época: estudar fora do país, aprender inglês, formar-me em um curso superior, trabalhar em grande empresa, ter um carro bacana, um imóvel e por aí vai.

A partir de então, fiz e faço metas pra tudo, como número de páginas de um livro para ler diariamente, cursos que vou participar, etc. Inclusive, já parei com um vício planejando em passos que duraram uma semana.

Mas em certo momento de minha vida, eu me fiz esse questionamento: “tudo isso que estou fazendo vai me levar pra aonde?”.

Foi a partir desta reflexão que passei a me interessar e me ocupar em definir com clareza a minha estratégia de vida, o que me conduziu a uma jornada espetacular de estabelecer meu propósito de vida.

Depois disso tudo ficou mais claro e fez mais sentido pra mim. Pude ter mais segurança em decidir que caminhos tomar, as decisões e as escolhas a fazer.

Passei a utilizar a ferramenta de SWOT, adaptando-a para uso pessoal, para pensar em minhas forças e fraquezas. Como poderia valer-me de minhas competências e aproveitar as oportunidades para caminhar melhor e mais rápido em direção à minha estratégia. E como superar os desafios para desenvolver-me nas competências que eram necessárias.

Comecei pelas minhas forças, foi mais simples pra mim. Bastava pensar no objetivo e em uma competência que tinha bem desenvolvida e pensar sobre uma ação que poderia fazer para que caminhasse na direção desejada. As respostas vinham com facilidade, já que eu sabia usar aquele determinado conhecimento ou atitude.

Só depois é que me concentrava em utilizar as competências que não era tão bom. Mas pra isso era preciso desenvolver-me ao ponto de poder tirar proveito. No vídeo eu mostro uma maneira de fazer isso.

Além de experimentar comigo mesmo, utilizei com meus clientes com sucesso ao longo deste tempo. Esta experiência me levou, há 12 anos atrás, a construir uma planilha em Excel onde reúno todo o passo a passo da estratégia pessoal de cada um de meus clientes que necessitam deste trabalho.

Venho melhorando esta ferramenta ao longo deste tempo. Atualmente esta planilha tem diversas abas onde armazeno as informações: visão, missão, metas, competências impulsionadoras, restritivas, comportamentos indicadores e plano de ação.

Para facilitar, interliguei tudo automaticamente, gravei e anexei áudios aos ícones dos momentos em que percebi que necessitavam de mais informações.

Quero compartilhar e te presentear com esta planilha, se for de seu interesse. Pra isso clique neste link abaixo para fazer o download gratuito para sua máquina. É muito importante que siga as instruções do mail que irá receber, para que consiga se beneficiar dos links e áudios que lá estão linkados.

Download Gratuito da Planilha Minha Meta

É isso. Que esta ferramenta possa contribuir com seu desejo de desenvolvimento pessoal e de sua equipe.

Grande abraço e dedique-se, porque…

logotipo

 

Sobre PAULO ROBERTO DE SOUZA

"Master Coach Executivo. Autor do livro “A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências. Trainer em desenvolvimento pessoal e Formador de Coaches. Fundador da You Can Be Coaching e Gestão Corporativa em 1992."