Como Fazer Cada Membro da Sua Equipe Sentir-se Importante

Antes de iniciar a leitura deste artigo, pare para pensar em que momentos de sua vida profissional você se sentiu importante e significante?

Pode ser que você não esqueça quando tenha sido escolhido para participar de um projeto desafiante ou ainda ao ser reconhecido, de alguma maneira, por um trabalho bem feito.

Pode ainda ter em sua memória um mail ou bilhete de elogio de alguém especial, ou de um evento de agradecimento que lhe prestaram.

O fato é que estas lembranças estão guardadas com você em um lugar especial.

Se funcionou com você, vai funcionar com sua equipe. A ação de fazer com que cada membro de sua equipe sinta-se importante é simples e extremamente poderoso para gerar maior comprometimento na maneira como produzem resultados.

Demonstrar significância é um dos gatilhos mentais que mais surpreendem e emocionam as pessoas, fazendo com que motivem-se a empreenderem cada vez mais.

O primeiro lugar nas pesquisas de satisfação é sempre ocupado pela auto realização, ou seja, as pessoas querem sentir-se importantes com o que fazem. E saber valorizar isso pode ser uma grande oportunidade para os lideres conectarem-se ainda mais com sua equipe.

Se o dinheiro realmente fosse a principal fonte de motivação, não haveria tantos casos de insatisfação e até mesmo turn-over de profissionais que possuem uma elevada remuneração. E tão pouco, casos de mudança de emprego em que há perdas salariais, não é verdade?

A essência da motivação das pessoas está na significância que elas percebem que têm no meio ambiente em que convivem. E quanto maior seu sentimento de utilidade e importância, maior seu conforto e inspiração.

Pequenos gestos como ouvir com paciência, dar apoio, acreditar no potencial delegando atividades, importar-se com a vida da pessoa, falar abertamente sobre sua importância, reconhecer progressos, escrever uma anotação positiva em um trabalho realizado, um elogio público, dar feedback, permitir exposição aos níveis superiores, responder e-mails, planejar e dedicar certo tempo para tratar os assuntos do trabalho sem ser às pressas no corredor, podem se transformar em poderosas ações para dar significância às pessoas.

O contrário seria a insignificância, que é danosa, potente e acaba por permear a cultura, fazendo as pessoas sentirem-se ressentidas e inúteis, passando inclusive a questionarem suas capacidades e a importância delas neste trabalho, afetando o entrosamento entre as pessoas.

Pra fazer deste comportamento um hábito em sua liderança, é preciso começar. Por isso o desafio a praticar ainda esta semana. Pense em alguém de sua equipe, em o que pode fazer para lhe transmitir significância.

 

Capriche porque: O Sucesso Exige Mais.

Sobre PAULO ROBERTO DE SOUZA

"Master Coach Executivo. Autor do livro “A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências. Trainer em desenvolvimento pessoal e Formador de Coaches. Fundador da You Can Be Coaching e Gestão Corporativa em 1992."